09/06/2009 - 22:53
Carta Aberta ao Apresentador do Programa Amaury Junior

Na qualidade de Presidente da Sociedade Helênica de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte e de Secretária da Federação das Comunidades Helênicas do Brasil, a Sra. Lina Panos se sentiu na obrigação de responder ao Sr. Amaury Junior, por ocasião do programa apresentado por ele no último dia 30 de Maio.


Foram ditos fatos inverídicos e erros históricos gravíssimos em detrimento da história milenar da Grécia.


Segue abaixo a Carta:


Ao Apresentador Amaury Junior,


Prezado Senhor.


Sempre que posso, assisto o programa “Amaury Junior”, o qual acho uma festa pelos assuntos interessantes, pelos belos e variados eventos, mulheres lindas, pela grande simpatia do próprio apresentador mescladas com temas, muitas vezes interessantes, sejam sociais ou políticos.


Fiz a mesma coisa Sábado passado assistindo a inauguração da linha direta entre Brasil e Turquia.


Sou uma viajante inveterada e achei o fato muito bom porque justamente estes dias pensava com seriedade visitar a Capadócia, que não conheço ainda.


Achei o programa lindo, só que não sei se por imposição da referida companhia, ou por desconhecer a Historia, a História do Mundo, foram cometidos erros imperdoáveis.


Vou citar alguns: A Istambul capital do referido pais era chamada de Constantinopla em homenagem ao Imperador Constantino cuja mãe Helena era de origem Grega. Ele sem ser cristão defendeu o Cristianismo e tomou varias meditas a favor da nova religião (não seria o caso enumerá-las aqui), mas o mais importante é que a Igreja os sagrou, tanto ele como a mãe Helena Apóstolos, e depois os consagrou como Santos cuja celebração é o dia 21 de Maio.


Você querido Amaury disse que passaram por aquela terra doze civilizações. Não disse, porém que depois da divisão do Império Romano pelo Teodósio 1º em Ocidental e Oriental, para os dois filhos dele, Honório e Arcádio a quem coube o Oriental (países  Balcânicos, Grécia, e o oeste do Egito), da Grécia, precisamente da  Macedônia  saíram  OITO Imperadores e DUAS Imperatrizes, a Irene a Ateniense, e Teodora, cujas famílias governaram por séculos aquela terra .


O Templo de Santa Sofia não era ”O templo da Sabedoria” como foi dito, mas o maior templo do Cristianismo.


Justiniano de fato iniciou a construção, mas confiou a responsabilidade da majestosa obra em dois arquitetos GREGOS cujos nomes eram Artêmios e Isidoro.  A nave principal do templo tem 80,90metros de comprimento, 69,79metros de largura e 55,60 metros de altura. Para a realização foram necessários 5 anos e 10 meses de trabalhos ininterruptos, de dez mil trabalhadores. Depois da queda da Constantinopla pela atual nação, o templo foi saqueado e despojado dos incalculáveis tesouros e foi usado o interior até para exercícios das hordas  do conquistador .


O ultimo Imperador, morreu dentro da Santa Sofia, lutando contra os invasores, em cima do seu cavalo. Era o Imperador GREGO : Constantinos  Paleológos.


A queda de Constantinopla aconteceu depois de 5 anos de sitio, em 29 de Maio de 1453 e representou o fim do império Bizantino.


Mas antes dos Romanos, do Bizâncio etc., toda aquela região era colonizada pela Grécia. Aliás o famoso Templo de Efessos, Tróia, Mileto estão na História para sempre.


Acima do mural do São George, que mostrou no programa, está escrito em Grego o nome do  Santo:  “Αγιος  Γεωργιος”


Portanto a Civilização Ocidental foi irradiada no Mundo pelo Espírito Grego. Nenhum mérito podemos atribuir neste sentido na nação, que atualmente ocupa aquele território


Mas o cumulo da desinformação foi por parte daquela senhora que disse que “esse olho não é Grego, é Turco ,porque o olho é da Medusa”...A Medusa conforme a Mitologia Grega , era uma das três irmãs chamadas GORGONAS,tinha  semblante  terrível  e no lugar dos cabelos, horríveis  serpentes se movimentavam. Foi morta pelo Perseu, filho de Zeus e de Danay, Deusa da Fertilidade etc...etc..etc..


Amaury, longe de me querer mostrar cultura e apontar erros. Apenas fiquei triste porque a maioria e principalmente os jovens, não conhecem a história a qual esta sendo distorcida, e na minha opinião intencionalmente......


Afinal sou Grega de nascimento.


Fã do seu trabalho.


LINA PANOS-PRESIDENTE  DA SOCIEDADE HELENICA DE SÃO JOSÉ  DOS CAMPOS.


SECRETÁRIA DA FEDERAÇÃO DAS COMUNIDADES HELÊNICAS DO BRASIL


www.sociedadehelenica.org.br


contato@sociedadehelenica.org.br


 


 


Anterior Índice de Notícias Próxima