28/10/2009 - 14:35
DIA 28 DE OUTUMBRO DE 1940 - DIAS DO “OXI”

Neste dia do ano de 1940 o “grande” Mussolini chefe do estado fascista da Itália, um dos aliados do Hitler, mandou “ULTIMATO” ordenando os Gregos se renderem, entregar as armas e capitularem no prazo de três horas. ...E como Xerxes, dos tempos modernos, disse que, “as baionetas nos fuzis deles eram tão  numerosas  que aniquilariam qualquer  resistência”.


 


Assim começou um dos capítulos da Historia  mais heróicos, com grandes lutas, coragem e sacrifícios  de um povo pequeno numericamente, despreparado para enfrentar as potências do MAL. De repente o frasco de “ÉOLO” Deus dos ventos  da Mitologia Grega,tinha se rompido e varia com ventos de terror os povos da Europa.


Assim começou a II Querra Mundial para a Grécia.


Mas eles, os GREGOS, como o Espartano Leônidas que enfrentou as miríades do Xerxes em Termopiles, falaram “NÃO” para o aliado de Hitler, o ditador Mussolini.  NÃO, você não vai passar. NÃO vai profanar o sagrado solo que herdamos dos nossos antepassados.


 


O resto, o que aconteceu depois desta negativa é História pura.


O Mundo todo ficou extasiado e incrédulo do heroísmo desta pequena  Nação !!!Eles, os Gregos  resistiram  SETE  meses na região mais inóspita e um inverno considerado o mais rigoroso dos últimos cinqüenta anos de então. Só com a poderosa investida da maquina bélica de Hitler foi possível quebrar a unidade do exército Grego e do povo que lutava ao seu lado.


A nós, como Gregos, cabe hoje transcrever uns  trechos que foram ditos  por personagens  que governavam aquele tempo o Mundo e tiveram papel primordial nos fatos terríveis, insanos que se  desenrolaram envolvendo a Humanidade, ceifando vidas de milhões de pessoas .


Uns  trechos que ficaram na Historia exaltando e agradecendo o Bravo Povo Helênico que  com sua coragem e abnegação obrigaram  Hitler  assim , atrasar as  operações  bélicas em vários “fronts”, fato que precipitou a Vitoria das Grandes Nações .


 


ESSAS PALAVRAS QUE FORAM DITAS POR OUTROS, NÓS, COMO GREGOS, AS OFERECEMOS HOJE COMO TRIBUTO DE HONRA E GRADIDÃO AOS HEROIS DO DIA DO “OXI”.


Sequem abaixo os trechos históricos.



Texto: LINA PANOS.


www.sociedadehelenica.org.br


E-mail: contato@sociedadehelenica.org.br


Seguem relatos:


Anterior Índice de Notícias Próxima